ACL - FUNDO DE ARQUIVO CARLOS LACERDA
 / Apresentação
A intensa troca de cartas com escritores brasileiros e estrangeiros, para não ficarmos apenas na enorme correspondência política, adquiriu uma proporção que dificilmente terá sido suplantada por qualquer outra personalidade brasileira em quantidade e na importância dos interlocutores. Por outro lado, o fato de Lacerda ter sido "a personagem civil que possivelmente mais influenciou com eficácia nos rumos da história brasileira entre 1945 a 1968" (José Honório Rodrigues, "Introdução aos Discursos Parlamentares", página 33) explica a riqueza da documentação que a família de Carlos Lacerda transferiu à UnB.

Acresce que Carlos Lacerda manteve sempre intenso contato com escritores e intelectuais, correspondendo-se com meio mundo. O que mais se sabe dele, porém - aplaudindo-o ou condenando-o - é a sua efetiva e ativa participação nos principais movimentos políticos acontecidos no Brasil a partir de 1935.

A sua intensa e controvertida atuação política, se outro valor não teve em vida, deu-lhe a oportunidade de legar aos pósteros um enorme material escrito para consideração dos historiadores. O cuidado em guardar documentos revela, por outro lado, o homem preocupado com a sua biografia e precavido para suportar o impiedoso e diário enfrentamento político. Amado por uns e detestados por outros (alguns afirmam "odiado por muitos"), Lacerda se ressentia disto. Carlos Drummond de Andrade consola-o em amistosa carta de 25.12.75: "ninguém é indiferente ao "charmeur" irresistível que você é, e mesmo os que dizem detestá-lo, no fundo gostam de você. Gostam pelo avesso, mas gostam”.

Impossível falar de Lacerda e do seu Arquivo, sem falar em política. Político foi ele em tempo integral por toda a sua vida. Sobre o escritor continua pesando o patrulhamento ideológico destinado ao político. Unanimidade existe apenas ao se considerar a sua oratória. "Orador de pompas asiáticas" como enfatizou Romero Neto no prefácio do excelente "Sangue e Paixão" com o qual Lacerda inaugurou na língua portuguesa o romance-verdade; ou o "maior tribuno que passou pela Câmara dos Deputados" na opinião de Paulo Pinheiro Chagas ("Esse velho vento da Aventura", página 330). Do "Quilombo de Manuel Congo" - escrito em 1935 e reeditado em 1998 - ao "A Casa de Meu Avô", Carlos Lacerda escreveu mais de 30 livros, sendo que o último elevado ao patamar de obra prima pelo costumeiramente arredio, mas mais de uma vez aqui citado, Carlos Drummond de Andrade: "Ainda que você não tivesse outros títulos - e têm muitos - bastaria este, o de autor da" "A Casa de Meu Avô" para garantir-lhe esse lugar que importa mais do que os lugares convencionalmente tidos como importantes" (Carta de 26/12/76). Dos publicados em vida, raros livros ficaram na primeira edição.

Essa resenha, ressaltando a participação ativa de Lacerda na vida política e intelectual do País, é para destacar que a Fundação 18 de Março sempre teve consciência da importância da documentação que a UnB recebera com o encargo de organizá-la. Esperamos que surjam outros biógrafos além de Foster Dulles. para ajudar a desencantar o mistério em que está ainda envolvido Carlos Lacerda, e mais do que ele, a história recente do Brasil. Como disse o jornalista Luiz Gutemberg em artigo publicado no Jornal de Brasília de 08.09.99: "Um dia, dessa fantástica aventura biográfica de Carlos Lacerda, um historiador sem preconceito vai revelar, com isenção e talvez paixão, uma personagem chave para que compreendam os homens que lideraram contemporaneamente o Brasil. Por ora, todos os traços de Lacerda constituem apenas um enigma. Quem era efetivamente ele?"

Belo Horizonte, agosto de 2008.

Túlio Vieira da Costa
Conselheiro da Fundamar - Fundação 18 de Março
< Voltar

 
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
 
   
 
 
   
 
 
     
 
© 2007 Fundação 18 de Março. Todos os direitos reservados.  
Sede: Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG - CEP 30380-080
Tel.: 3282-4363 - Fax: 3281-2015
Fazenda Escola Fundamar: Rodovia MG 453 - Km 7
Paraguaçu - MG - CEP 37120-000
Telfax.: (35) 3267-2309