FAZENDA ESCOLA FUNDAMAR
 / NOSSO TRABALHO
Nossa proposta é oferecer educação integrada ao meio rural através da nucleação do ensino básico. Esta é a meta do Projeto Fazenda Escola Fundamar, em parceria com o Governo do Estado, para atender à população carente da zona rural dos municípios de Paraguaçu e Machado, no sul de Minas.

Com quase 90 hectares de área, dos quais 15 por construções, 15 por matas nativas preservadas e 60 para atividade agrícola rentável, a Escola Estadual Fundamar proporciona a mais de 500 crianças e adolescentes novas perspectivas no meio em que vivem. São diversos programas de educação, saúde, cultura e lazer, entre outros.

1 - NUCLEAÇÃO DO ENSINO BÁSICO
Manutenção da Escola Estadual Fundamar através de convênio com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Prefeituras de Paraguaçu e Machado e outras entidades públicas privadas. Atendimento de crianças de 2 a 16 anos, filhos de trabalhadores rurais, em horário integral de 7 às 17 horas.

2 - ENSINO BÁSICO
A Escola oferece desde creche, pioneira na zona rural de Minas Gerais, até os anos finais do Ensino Básico. Em razão desse Projeto a Fundamar recebeu o prêmio Criança 2002, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

3 - OFICINAS DE ARTE-EDUCAÇÃO E ARTESANATO
Oficinas de cerâmica, cestaria, fiação e tecelagem, bordado, tricot, marcenaria, digitação, artes e ofícios. Aulas complementares de música, recreação dirigida e biblioteca.

4 - ALIMENTAÇÃO
A Escola oferece merenda escolar em tempo integral (cinco refeições diárias), financiada pelo Estado, com o apoio de entidades privadas como Kindermissionswerk da Alemanha, Associazione Condividere Onlus e AVSI da Itália, Pastifício Santa Amália de Machado, além dos alimentos e pães produzidos na própria Fazenda Escola Fundamar.

5 - SAÚDE
Atendimento clínico e odontológico em convênio com a Prefeitura de Machado e o SESI de Minas Gerais. Campanhas de vacinação e ações preventivas da saúde aos alunos.

6 - BIBLIOTECA
5.600 volumes e 2.400 títulos, biblioteca aberta à comunidade, mas especialmente à disposição de alunos e professores permanentemente incentivados à leitura.

7 - ATIVIDADE AGRO-PECUÁRIA
Horta de legumes e pomar com diversas árvores frutíferas que abastecem a cantina da escola.

8 - TRANSPORTE ESCOLAR
As crianças dispõem de transporte (casa/escola/casa) mantido pelas Prefeituras de Machado e Paraguaçu a partir de 2008. Seis ônibus com acompanhantes.

9 - PROJETO CADERNOS SOCIAIS FUNDAMAR
Material pedagógico produzido por alunos e educadores do ensino básico (alunos de oito a dez anos) a partir de pesquisa sobre o Tempo e o Espaço na comunidade. Projeto desenvolvido desde 1993, com apoio da VITAE e de outras entidades.
< Voltar

 
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
 
   
 
 
   
 
 
     
 
© 2007 Fundação 18 de Março. Todos os direitos reservados.  
Sede: Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG - CEP 30380-080
Tel.: 3282-4363 - Fax: 3281-2015
Fazenda Escola Fundamar: Rodovia MG 453 - Km 7
Paraguaçu - MG - CEP 37120-000
Telfax.: (35) 3267-2309